Some people think football is a matter of life and death. I assure you, it's much more serious than that.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mock Draft 1.0 - Lakers sem Okafor

"Eu vou para aquele time ali então? Ok"


O Draft da NBA está chegando, e eu estou oficialmente muito animado com isso. Tenho falado mais de Draft NBA do que dos playoffs (em minha defesa, os playoffs estão bem fracos), tenho passado uma parcela exagerada do meu tempo livre assistindo a vídeos e analisando os prospectos dessa classe, e a cada dia que passa, dia 25 de Junho parece mais e mais o dia que eu aguardo com ansiedade.

E claro, tendo analisado tanto os prospectos e acompanhado o processo do Draft, eu fiz os meus Mock Drafts. O último que eu fiz, no site do Real GM, foi esse aqui, e uma versão atualizada deve sair em breve. Essa é uma versão mais próxima do que eu ESPERO que aconteça, ou talvez até mesmo o que eu faria se fosse cada um desses times.

Mas o que eu quero fazer aqui é um pouco diferente. Muitas escolhas possuem vários cenários viáveis, múltiplas direções que podem seguir, e isso tem um enorme efeito dominó ao longo do Draft.  Uma escolha diferente significa um leque novo de opções para as escolhas abaixo, e muitas vezes isso leva a muitas mudanças importantes. Então a idéia aqui é brincar com isso -ao invés de dar palpites sobre as escolhas 1-30, eu quero analisar diferentes cenários do Draft: o que aconteceria se tal time pegasse A ao invés de B? E se jogador C escorregar, aonde ele para? E por ai vai.

Então essa é uma série de post do que eu chamaria de Estudos de Mock Drafts - cada Mock Draft envolve uma regra, e a partir dessa regra a gente vê como cada cenário se desenrolaria. De novo, se você quer ver meu Mock Draft "oficial", é só clicar no link acima (provavelmente atualizarei ele ainda essa semana). A idéia é outra aqui.

Então esse é o primeiro post da série, com a seguinte "preposição":

O Lakers não escolheria Jahlil Okafor com sua escolha

Então é desse ponto de partida que começamos. Eu, no momento, tenho Okafor como a escolha do Lakers, acho ele simplesmente o segundo melhor jogador desse Draft e Los Angeles está tão pobre em talento que precisa pensar primeiro em pegar o melhor jogador, e depois em coisas como "encaixe" - afinal, é difícil encaixar se sua base é praticamente inexistente. Se eu fosse Mitch Kuptchack, eu pegaria Okafor com a segunda escolha do Draft.

Mas questões sobre sua defesa e encaixe em uma NBA moderna que valoriza cada vez mais mobilidade e jogo de fora do garrafão, e um encaixe não muito fácil com o outro PF que o Lakers escolheu recentemente na loteria (Julius Randle) sugerem que o Lakers pode tentar ir em outra direção. Eu acho que Randle não é bom o suficiente para justificar priorizar o encaixe na escolha #2 (entre Okafor e Randle, eu prefiro Okafor) e que o Lakers hoje tem que priorizar o melhor jogador a qualquer outro. Mas o Draft também tem outras boas opções, e é totalmente possível que Los Angeles decida seguir em outra direção. E é essa direção que vamos ver como afetaria o Draft.

Vamos ver como ficaria o Mock Draft sendo que o Lakers então optou por não escolher o pivô de Duke com sua escolha.


#1 Pick - Minnesota Timberwolves
Karl-Anthony Towns, PF/C
Essa pick, por enquanto, vai ser a mesma em todos os Mock Drafts dessa série. Supostamente, Flip Saunders adora Okafor e tem o pivô de Duke como seu #1, mas eu não consigo enxergar um cenário onde Towns não é a escolha do Wolves. O encaixe é perfeito demais. Minny está montando um time jovem e atlético, com muitos jogadores que podem ser devastadores (a seu tempo) com um ritmo de jogo acelerado - Rubio, Wiggins, LaVine, Bennett, Dieng, etc. Por outro lado, a defesa do time é sofrível, e precisa de um protetor de aro. Nesse cenário, Towns é a escolha perfeita para o Wolves, um bom defensor e shot blocker que não precisa tanto da bola nas mãos no ataque, pode acompanhar o time na correria e talvez até jogar mais fora do garrafão no ataque. É um casamento bom demais para o Wolves ignorar, complementa melhor a base do time, e acho que Towns é quem mais faz sentido - de longe - com essa escolha. Ele fica aqui, por enquanto. 


#2 Pick - Los Angeles Lakers
D'Angelo Russell, PG/SG
Se o Lakers não for de Okafor, tem dois jogadores que fazem sentido: Russell e Mudiay. Eu prefiro D'Angelo Russell, e ao que tudo indica, ele é mais bem cotado ao redor da liga. Russell é um combo guard com ótimo arremesso e visão de jogo fora do comum, alguém capaz de pontuar e criar igualmente bem (pense James Harden ou Brandon Roy), assim como jogar sem a bola nas mãos. Russell provavelmente é o melhor jogador disponível junto de Okafor, então faz sentido para o Lakers ir atrás do melhor valor, e um encaixe melhor com as peças que já tem no elenco. 


#3 Pick - Philadelphia 76ers
Emmanuel Mudiay, PG
É difícil dizer com certeza o que o Sixers faria em qualquer cenário, já que Sam Hinkie parece priorizar valor da escolha em relação a construir um time que realmente faz sentido em campo. Então a presença de Noel e Embiid no time não é de todo um impedimento para que o Sixers pegue também Okafor. Por outro lado, o Sixers também parece gostar de Mudiay, e sabe que o desenvolvimento de seus jogadores - uma parte importante nessa idéia de "acumular talento" - passa por dar a eles em quadra uma melhor situação de jogo. Mudiay é o armador que o time não tem, e é também um excelente jogador, um jogador muito atlético e com imenso potencial que chega a receber comparações com Rose ou Westbrook. Também ouvi dizer que o Sixers gosta muito de Kristaps Porzingis, e sem Russell, pode ir atrás do pivô (eu ia fazer um cenário onde o Sixers pega Porzingis, mas o efeito dominó seria mínimo. Mais sobre isso semana que vem).


#4 Pick - New York Knicks 
Jahlil Okafor, C
Para o Knicks, esse é provavelmente o melhor cenário (realista) possível do Draft salvo uma troca muito favorável. Okafor é o jogador que mais faz sentido em NY desde o começo, alguém muito pronto para entrar e contribuir logo de cara na NBA (e o Knicks quer aproveitar os ultimos anos do auge de Carmelo Anthony) e cujo jogo de costas para a cesta, capacidade de atrair dobras na marcação e incrível habilidade nos passes se encaixam muito bem no esquema do triângulo que o Knicks tanto quer implementar. Okafor tem condições de ser uma grande estrela do lado ofensivo da bola (pense Cousins/Big Al), e apesar das muitas (e válidas) questões sobre sua defesa, ainda é um excelente jogador e ótimo encaixe para New York. Supostamente o Knicks tem alguns jogadores abaixo nesse Mock em alta conta, e podem ir atrás de um deles sobre Emmanuel Mudiay, caso seja ele a sobrar. Mas com Okafor disponível, não vai passar.


#5 Pick - Orlando Magic
Kristaps Porzingis, PF/C
Porzingis pra mim é o jogador perfeito para o Magic, um jogador de garrafão atlético capaz de arremessar de fora (de longe o que Orlando mais precisa), correr em transição, e proteger o aro até certo ponto. É o cara que caiu do céu para resolver os mais graves problemas de um time talentoso que simplesmente não se encaixa. E não é como se fosse um jogador menor - apesar de menos conhecido por jogar na Europa, muitos analistas e observadores adoram Porzingis e defendem que ele poderia competir pela escolha #1 se tivesse mais exposição nos EUA. É uma ótima escolha aqui e o jogador que pode finalmente fazer o Magic render.

Algumas pessoas gostam de Winslow para o Magic aqui, mas eu acho uma escolha péssima - eu adoro o jogador, mas um elenco de Payton-Oladipo-Winslow-Gordon-Vucevic é condenar o Magic a mediocridade por anos a fio em um elenco incapaz de arremessar de fora, espaçar a quadra ou proteger o aro decentemente. 


#6 Pick - Sacramento Kings
Willie Cauley-Stein, PF/C
Stein não é uma escolha fácil - seu jogo ofensivo é muito cru, e sua personalidade um pouco fora do comum - mas o pivô de Kentucky é a resposta para duas perguntas desse draft: "Quem é o melhor defensor de garrafão?", e também "Quem é o melhor defensor de perímetro?". Eu nunca vi um jogador de garrafão tão ágil como Stein, alguém legitimamente capaz de defender cinco posições, proteger o aro e dominar os rebotes. É um fantástico jogador defensivo, que da ao Kings flexibilidade defensiva incrível, e é algo que o time precisa urgentemente. Sacramento supostamente adora o jogador faz tempo, e ele seria uma ótima adição para um time com bons talentos ofensivos mas que não consegue defender nem ponto de vista.


#7 Pick - Denver Nuggets
Justise Winslow, SF
2014/15 Denver Nuggets foi uma bagunça enorme que é até difícil saber por onde começar aqui. O melhor jogador disponível é um bom começo, e por coincidência, Winslow trás o que o Nuggets mais precisa nesse momento - muita defesa e capacidade atlética, e um líder que se mata em quadra para dar o exemplo pra os companheiros. As personalidades do vestiário do time parecem complicadas, e alguém tão intenso e competitivo como Winslow pode fazer muito pelo time dentro e fora de quadra. Excelente encaixe.

Em tempo: esperem ver o Nuggets tentando uma troca atrás de uma segunda escolha de loteria.


#8 Pick - Detroit Pistons
Mario Hezonja, SG/SF
Detroit precisa de arremessadores para colocar ao redor do pick and roll de Andre Drummond, e Hezonja tem tudo para ser um dos melhores do Draft. Algumas questões sobre sua personalidade persistem, mas o talento é impressionante - o croata arremessa bem de fora, ataca o aro, e tem excelente tamanho e capacidade atlética para a posiçã, com potencial para ser uma estrela. Além disso, Hezonja tem experiência jogando na Europa, e pode estar mais pronto para entrar e contribuir de cara para um time que tem esperanças de playoffs antes cedo do que tarde.


#9 Pick - Charlotte Hornets
Devin Booker, SG
O Hornets provavelmente adoraria ver Hezonja caindo até aqui, mas não vejo o croata passando do Pistons. Mas Booker é uma escolha interessante, talvez o melhor arremessador de longa distância do Draft. Booker não é exatamente uma escolha com enorme potencial que chama muito a atenção, mas é o tipo de jogador seguro que pode fazer muita diferença: é um bom defensor, excelente arremessando de três, e um jogador muito inteligente que sempre sabe o que ir e o que fazer, tomando boas decisões. Pense em Danny Green. E não é como se Booker não tivesse potencial - o SG teve um papel muito secundário que limitou suas atuações em um time muito talentoso de Kentucky, mas é o jogador mais jovem do Draft e sua capacidade atlética tem se mostrado melhor do que o esperado. Uma boa e segura escolha que faz sentido para o Hornets, que precisa de arremessos de fora, jogadores inteligentes e quer resultados no curto prazo. 


#10 Pick - Miami Heat
Stanley Johnson, SF
Junto de Okafor e dos veteranos, Johnson é provavelmente o jogador mais pronto para a NBA nesse Draft, muito avançado fisicamente e pronto para o jogo profissional. Seu potencial é um pouco limitado pela falta de explosão, mas é um jogador seguro, versátil e atlético, capaz de defender e arremessar de fora em bom nível. É o tipo de escolha que um time como o Miami Heat, que quer competir por títulos, costuma priorizar. Stanley é um excelente encaixe para a equipe. Miami também pode ir em várias direções aqui, indo atrás de um jogador mais cru mas com mais potencial como Myles Turner ou Kelly Oubre. Eu também espero ver Miami buscando ativamente uma troca para essa escolha, em busca de um ou dois veteranos estabelecidos. Fique de olho no Nuggets e no Heat na noite do Draft.


#11 Pick - Indiana Pacers
Cameron Payne, PG
Outro ponto importante no Draft, e dependendo de quem sair aqui, isso pode mudar o rumo da primeira rodada. Indiana é um time que foi competitivo em 2013/14 e perdeu 2015 por causa da lesão do Paul George, mas que deve voltar a ser uma força já ano que vem. Portanto, pegar alguém como Frank Kaminsky faria sentido, um veterano que se encaixaria perfeitamente no garrafão do time - seus arremessos de fora e versatilidade ofensiva ajudariam muito o anêmico ataque do Pacers, e jogar junto a Roy Hibbert minimizaria seus problemas defensivos. Mas Indiana tem indicado que quer mudar os rumos do time, e parecem gostar muito de Payne, um armador que tem subido de valor ultimamente. Eu gosto mais de Kaminsky para Indiana pelo encaixe, mas hoje, parece que Payne é o cara que a franquia quer. Uma decisão importante que vai mudar o rumo do Draft.


#12 Pick - Utah Jazz
Myles Turner, PF/C
O grande vencedor do Draft nesse cenário. Turner tem consideráveis riscos, e seu jogo ainda cru pode fazê-lo cair ainda mais em um Draft onde os times na região 8-11 estão interessados em reforçar seus times para competir no curto prazo. Utah tem bons talentos em todas as posições, e nenhuma necessidade especial, então pode ir com o melhor jogador disponível - e o melhor jogador disponível é Turner. Não só isso, mas se Utah (que tem feito ótimo trabalho desenvolvendo jogadores de garrafão) conseguir realizar o potencial imenso de Turner, ele é o jogador perfeito para a equipe, um excelente defensor e protetor de aro (que vai ajudar ainda mais a defesa de elite do Jazz) que também tem um bom jogo de perímetro e arremesso de fora no ataque, abrindo a quadra de um time que as vezes congestiona demais o garrafão e sofre para  pontuar. Encaixe perfeito tanto para o time como para o jogador. Se quiserem alguém mais pronto para competir no curto prazo, Kaminsky também é uma boa opção, que trás a mesma versatilidade ofensiva, mas sem os benefícios defensivos (mas também sem o risco).


#13 Pick - Phoenix Suns
Kelly Oubre, SG/SF
Considerando que Oubre (um jogador cru de personalidade difícil) não seja um bust completo, seu pior cenário é basicamente uma versão melhorada do Gerald Green, um jogador muito atlético e com bom arremesso de fora, mas com potencial de ser um bom defensor também. Um cara 3-and-D muito atlético, que se encaixaria perfeitamente no jogo veloz e de bolas longas do Suns. Mas Oubre também apresenta enorme potencial para se tornar algo a mais, e esse é um atrativo extra para um bom time sem estrelas como o Suns. Phoenix pode usar tanto a versão 3-and-D de Oubre, como sua versão que deu certo e realizou todo seu potencial.


#14 Pick - Oklahoma City Thunder
Jerian Grant, PG/SG
Outro muito difícil, como costuma ser o caso com times mais avançados/prontos selecionando na loteria. Ao que tudo indica, o jogador favorito de OKC é Cameron Payne, mas não parece que o PG vá cair até aqui - ou pelo não aconteceu nesse cenário de Mock Draft. Outra boa opção seria Oubre, mas saiu uma escolha antes. Sem esses dois, as opções mais faladas, é difícil saber em que direção OKC vai. Kaminsky seria uma opção interessante, mas OKC já gastou três escolhas de primeira rodada com pivôs recentemente (Mitch McGary e Steven Adams no Draft, Enes Kanter por troca). Sam Dekker reforçaria o perímetro da equipe, e faz sentido no papel, mas ouvi muito pouco nessa direção.

Então considerando que a primeira opção de OKC supostamente era um armador, faria sentido ir em outro PG, e nesse caso Grant é um encaixe ainda melhor que Payne. O veterano não tem tanto potencial pela sua idade, mas sua experiência e desenvolvimento avançado fazem dele uma aposta melhor para contribuir logo em 2015/16 (ano depois do qual Durant será free agent), e sua versatilidade é particularmente impressionante - Grant pode fazer as vias de armador, mas também pode escorregar para a posição 2 e focar em jogar sem a bola, defendendo bem, arremessando de fora e atacando missmatches. Essa versatilidade e seu jogo faço-um-pouco-de-tudo fazem dele um bom encaixe para o perímetro de Oklahoma City.


#15 Pick - Atlanta Hawks
Sam Dekker, SF
Para o Hawks, me parece uma decisão entre dois jogadores de Wisconsin nesse cenário: Dekker ou Kaminsky. A falta de opções confiáveis vindas do banco no garrafão e na ala de Atlanta ficou evidente nos playoffs, e ambos são jogadores versáteis e muito inteligentes em quadra, que se encaixam no tipo de jogo que o Hawks quer implementar. No final, fiquei com Dekker porque a ala me parece ser mais magra em termos de opções, e isso antes de considerar que DeMarree Carroll é free agent e pode sair do time essa offseason. Dekker é uma adição mais necessária nesse momento para Atlanta. Ótimo encaixe.


#16 Pick - Boston Celtics
Kevon Looney, PF
Boston está satisfeito com sua base, e já mostrou com James Young ano passado que está disposto a apostar no desenvolvimento de um talento de grande potencial ainda bastante cru. Looney faz sentido dentro dessa idéia, um jogador extremamente cru e com algumas questões sobre sua personalidade, mas com um talento bruto espetacular. Looney tem potencial para ser um dos melhores jogadores da classe, um PF atlético e dominante nos rebotes capaz de atacar o aro e arremessar de fora, e considerando que Boston é um time que usa métodos analíticos (que são favoráveis a Looney de modo geral), me parece o tipo de aposta de alto retorno na segunda metade do Draft que o Celtics gosta de fazer. Caso não queira apostar tanto, Kaminsky ou Trey Lyles aqui parecem boas alternativas, mais seguras mas de menor potencial.


#17 Pick - Milwaukee Bucks
Frank Kaminsky, PF/C
Frank the Tank é um dos meus jogadores favoritos da classe, um pivô ultra-versátil ofensivamente capaz de arremessar de três pontos, atacar o aro, criar seu arremesso, e é um ótimo passador. Defensivamente, vai sofrer um pouco na NBA com sua envergadura de tiranossauro, e parece fugir um pouco do padrão defensivo e de braços longos que o Bucks prefere e que constituiu a espinha dorsal de uma das melhores defesas da NBA ano passado. Mas Milwaukee sabe que precisa reforçar o ataque, e Kaminsky é o tipo de jogador moderno capaz de abrir até os ataques mais apertados, crucial para aproveitar melhor o talento de Giannis e Jabari Parker. Então eu gosto do encaixe, e o QI de basquete de Kaminsky é tão alto que acho que ele achará uma forma de se adaptar aonde for. Se você ainda tem dúvidas da capacidade de Frank the Tank de produzir contra jogadores de nível NBA, é só olhar sua sequência final de jogos no torneio da NCAA, onde dominou em jogos seguidos Arizona (liderada pela #10 pick Stanley Johnson), Kentucky (Towns e WCS) e Duke (Okafor e Winslow), com 23-10 e 50% FG de médias nesses jogos. O fato do pivô ter sido um grande ídolo em Wisconsin também não atrapalha, aumentando ainda mais a identificação da torcida com a escolha. Lyles seria uma outra opção interessante aqui, assim como Portis, ambas para reforçar o garrafão. Vaughn e suas bolas longas correm por fora. 


#18 Pick - Houston Rockets
Tyus Jones, PG
Não é segredo nenhum que Houston precisa urgentemente de reforços na armação para ajudar a aliviar a carga de James Harden, e a equipe está apaixonada por Tyus Jones, o Most Outstanding Player do último Final Four. Sugestivamente, o PG supostamente se "machucou" depois do seu workout com o Rockets e cancelou outros treinos que tinha marcado, levando alguns a especular que o Rockets prometeu ao armador alguma coisa. Embora seja só especulação, é uma que faz bastante sentido tanto para o jogador como para o time, e o interesse parece ser mútuo. Ficaria surpreso se, caso Jones esteja disponível aqui, ele não seja a escolha.


#19 Pick - Washington Wizards
Bobby Portis, PF/C
Portis é um jogador que eu gosto muito, uma escolha segura que joga com muita energia e faz um pouco de tudo - defender, arremessar de meia distância, atacar o aro, pegar rebotes, etc. Não vai ser uma estrela, mas você pode contar com ele dando conta do recado desde o primeiro dia, seja como titular ou vindo do banco. E embora o Wizards tenha se dado bem com uma formação de small ball nos playoffs, não machuca adicionar uma boa opção de garrafão na rotação da equipe, considerando a falta de opções atualmente e o declínio do titular Nenê. Um excelente encaixe para o Wizards.


#20 Pick - Toronto Raptors
Rashad Vaughn, SG/SF
Vaughn tem subido loucamente nos Mock Drafts recentes, ajudado pelo que dizem ter sido uma série impressionante de treinos. Ainda jovem e um pouco cru, Vaughn tem se mostrado um excelente  arremessador, e surpreendeu recentemente com sua explosão e capacidade atacando a cesta. Ainda tem bastante para se desenvolver, mas o potencial é enorme, e o GM Masai Uriji já mostrou que não tem medo de arriscar em busca de uma grande recompensa. 


#21 Pick - Dallas Mavericks
Trey Lyles, PF/C
Lyles é um caso interessante, um jogador que pouco chama a atenção e não foi particularmente dominante no universitário, mas que tem sido constantemente bem colocado por analistas e mesmo por times. O pivô não é um jogador muito atlético ou explosivo, que joga acima do aro, mas é muito habilidoso no ataque com a bola nas mãos, com um repertório bastante completo de jogadas e um bom arremesso de meia distância. Muitos times da NBA parecem gostar bastante dele, e eu não ficaria surpreso de ver Lyles saindo mais cedo, com Hawks, Boston, Bucks, Wiz e Raptors entre possíveis destinos. Em cada caso, tinha um jogador que eu gostava mais, e por isso ele caiu, mas podem ter certeza que ele será considerado em todos. 

Dallas, por outro lado, deve ficar extremamente feliz se Lyles cair até aqui. O pivô traz profundidade para o garrafão sem banco da equipe, e uma opção muito interessante conforme Dirk Nowitzki caminha para o final de sua carreira. Embora obviamente não seja Dirk, Lyles tem um conjunto parecido de habilidades, e sua versatilidade ofensiva, bom passe e QI de basquete fazem dele um ótimo encaixe no sistema ofensivo de Dallas. Um PG aqui também deve receber consideração, considerando a falta de opções da equipe (Delon Wright ou Terry Rozier), mas Lyles é bom demais e encaixa bem demais para deixar passar.


#22 Pick - Chicago Bulls
RJ Hunter, SG/SF
Chicago pode ir atrás de um PG também, com os eternos problemas de Rose e as opções problemáticas vindas do banco. Mas a única boa opção aqui parece ser Delon Wright, e Hunter é um jogador mais bem cotado. Chicago pode perder Mike Dunleavy na offseason e precisa de um substituto (e profundidade) para a posição, e RJ Hunter é um excelente arremessador - algo que o novo técnico Fred Hoiberg preza, e muito. Me parece que aqui fica entre Delon Wright e ajuda para o perímetro, e Hunter é o melhor jogador disponível também. Não é uma decisão fácil.


#23 Pick - Portland Trail Blazers
Rondae Hollis-Jefferson, SG/SF
Um dos meus jogadores favoritos do Draft, Jefferson está a um jumper decente de ser uma escolha de loteria. Depois de Cauley-Stein, que é uma aberração da natureza, Hollis-Jefferson é o melhor defensor de perímetro desse Draft, um jogador muito inteligente e físico capaz de preencher diversas lacunas e marcar três ou quatro posições. Portland precisa de proteção caso perca Wes Matthews, e mesmo caso não o perca, Jefferson ainda tem muito a oferecer vindo do banco e dando apoio a Matthews (vindo de uma lesão séria) e Batum (inconsistente em 2015). Excelente jogador, inteligente e ótimo marcador, o tipo de jogador que todo time gostaria de ter. Eu imagino que o Blazers também adoraria ver Trey Lyles (especialmente caso LaMarcus Aldridge decida sair) ou RJ Hunter caindo até aqui.


#24 Pick - Cleveland Cavaliers
Justin Anderson, SF
Eu originalmente tinha o Cavs pegando Delon Wright para ser seu armador reserva. Mas depois de como Dellavedova vem jogando nos playoffs... yeah. Acho que ele não vai a lugar nenhum. Então o Cavs pode usar essa escolha para reforçar seu banco mais próximo da ala, onde o time está usando JAMES JONES e MIKE MILLER. Em 2015. Nas Finais. Anderson é bem atlético e, se conseguir manter o bom aproveitamento nas bolas longas que mostrou em 2015, pode ser um steal a essa altura, e sem dúvida uma opção melhor para o banco do Cavs do que as atuais.


#25 - Memphis Grizzlies
Christian Wood, PF
Memphis provavelmente iria preferir que um dos arremessadores de perímetro (Anderson ou Hunter), ou mesmo Tony Allen 2.0 (Jefferson) caíssem até aqui, o que provavelmente aconteceria caso o Bulls fosse com Wright na #22 - Portland provavelmente pegaria Hunter ou RHJ, Cavs um dos outros dois, deixando um dos três livres aqui. Mas não é o caso no momento, e talvez para Memphis seja interessante ir em outra direção e pegar um jogador cru e de enorme potencial como Christian Wood, atlético e grande promessa como shot blocker. O grande problema de Wood parece ser sua cabeça e motivação, mas Memphis tem um garrafão veterano e estável que tem fama de fazer milagres com jogadores problemáticos (como Tony Allen e Zach Randolph), e seu GM e técnico confiam bastante nessa liderança. É o tipo de time que poderia apostar em um jogador talentoso mas problemático como Wood ou Robert Upshaw se não conseguir o arremessador ideal aqui.


#26 - San Antonio Spurs
Montrezl Harrell, PF
San Antonio provavelmente iria adorar que Vaughn caísse até aqui, mas o SG de UNLV tem subido rápido demais para isso. Caso a pressão por um SG seja muito grande (lembrando que Danny Green é free agent e Ginobili pode aposentar), o Spurs pode ir atrás de Joseph Young, um sleeper particular meu. Não me surpreenderia. Mas San Antonio também precisa ficar mais atlético e profundo no garrafão, e Harrell é uma bola de energia muito atlética para vir do banco, dando a energia, rebotes e atleticismo que o Spurs não tem hoje tirando Kawhi Leonard. E se tem uma organização para tirar o máximo de Harrell, um talento um pouco decepcionante pela sua trajetória até aqui, é o Spurs. Win-win.


#27 Pick - Los Angeles Lakers
Dakari Johnson, C
Se o Lakers for de Okafor na #2, aqui seria um bom lugar para Joseph Young trazer as bolas de três que o Lakers tanto precisa e não tem, ou mesmo Delon Wright. Mas como Los Angeles pegou um combo guard em Russell na sua primeira escolha, faz sentido mudar de direção aqui e ir atrás de um jogador de garrafão como Chris McCullough ou Jarrell Martin. Mas Johnson é talvez a melhor opção para o Lakers, um jogador mais avançado capaz de contribuir logo no primeiro ano. Johnson não é um monstro e nem tem enorme potencial, mas é um pivô sólido capaz de fazer o básico em bom nível, dar trombadas no garrafão, defender um pouco e pegar seus rebotes, e Los Angeles precisa de um jogador de garrafão que não envergonhe a torcida simplesmente existindo. Mas, de novo, isso é resultado em parte do cenário do Lakers passando Okafor no topo, caso contrário Wright ou Young seriam as melhores opções.


#28 Pick - Boston Celtics
Chris McCullough, PF
Boston precisa de um protetor de aro e defensor de garrafão urgentemente, e McCullough teria sido uma possível escolha de loteria se não estourasse o joelho na última temporada. Jarrell Martin é uma outra boa opção atlética para o garrafão, mas McCullough tem maior potencial e tem chance de retornar um valor maior no longo prazo, um jogador longo e atlético que promete muito como shot blocker. Caso queira um jogador mais pronto para contribuir no curto prazo depois de usar sua primeira escolha no muito cru Looney, Martin pode ser a escolha.


#29 Pick - Brooklyn Nets
Delon Wright, PG/Jarrell Martin, PF
Eu consigo ver o Nets indo em dois lados diferentes aqui. Caso o time esteja realmente determinado a trocar Deron Williams, Delon Wright faz bastante sentido, sendo possivelmente o melhor jogador disponível e um armador para substituir o ex-All Star. Mas é incerto se o Nets vai mesmo nessa direção, dada a dificuldade de repor o talento de Williams com sua situação salarial, ou mesmo se vai encontrar um parceiro de troca adequado. Jarrell Martin é a outra boa opção aqui, um PF que pode jogar na posição 3, arremessa direitinho, e trás versatilidade e capacidade atlética para um time um pouco velho. Vai depender muito das prioridades do Nets, e do que pretende fazer para reformular seu time no curto prazo. Como eu não faço idéia do que o Nets quer - nem sei se o NETS sabe o que o Nets quer - eu trapaceei e coloquei os dois como opções de escolha. Me processem. Meu Mock, minhas regras.


#30 Pick - Golden State Warriors
Joseph Young, SG
Consigo enxergar o Warriors indo atrás de um projeto de longo prazo para o garrafão como McCullough (se cair) ou o talentoso mas problemático Robert Upshaw - talvez até Dakari Johnson se sentirem necessidade de uma ajuda mais imediata. Mas ainda que o banco do Warriors seja bom, suas principais peças não são bons arremessadores - Iguodala, Livingston, David Lee, Festus Ezeli - e os adversários estão aprendendo a usar isso contra o Warriors. GSW tem até usado Leandrinho para adicionar mais arremessos, mas o brasileiro está bem no fim da sua carreira (pelo menos de nível NBA). Young seria uma adição refrescante nesse sentido, um exímio arremessador capaz até de criar seu próprio arremesso quando necessário. Mantém o padrão do time de bolas longas, e da uma arma mais perigosa em termos de espaçamento para vir do banco, que adversário nenhum vai poder ignorar. Adoro esse encaixe. 

5 comentários:

  1. Algum palpite sobre o George Lucas? Sai na segunda rodada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sai na segunda rodada. Danilo Fuzaro também tem chances de ser selecionado.

      Excluir
    2. Valeu. Acho que tá difícil pro Lucas Dias, não é?! Enfim, faz tempo que o Brasil tem tido jogadores selecionados, mas eles não têm sido aproveitados.

      Excluir
    3. Os brasileiros George de Paula, Lucas Dias, Humberto Gomes e Danilo Siqueira retiraram oficialmente seus nomes da lista de elegibilidade nesta segunda-feira, prazo limite para que decidissem sobre a permanência ou não no processo.

      Com isso, os atletas mantêm a possibilidade de se inscreverem em futuros recrutamentos. George, Lucas e Humberto vão defender o Esporte Clube Pinheiros por mais uma temporada, enquanto que o destino de Danilo ainda não é conhecido.

      Fonte: Jumper Brasil

      Excluir
    4. Danilo Fuzaro também. George Lucas foi a surpresa, tinha gente cotando ele até no final da primeira rodada, e certamente seria escolhido na segunda. Os outros já eram esperados.

      Excluir